Uma lista de comportamentos agressivos, mas úteis.
por Irina Golovanova - 07 de outubro de 2020
"Tenho uma colega que me intimida — interrompe, fala por cima de mim e despreza a minha presença com todo o seu comportamento. Já tentei falar com ela, explicar que não é a melhor forma de agir, especialmente, em público. Mas ela continua. O que posso fazer? Há alguns gestos que me possam ajudar?"
Este pedido surpreendente veio de uma cliente há vários anos. Veio de uma pessoa muito educada, calma e competente na sua área de trabalho — daí a minha surpresa.
À medida que fui conhecendo mais clientes, percebi que não era apenas aquela cliente que desejava conhecer estes gestos. Foi, sim, a única a ser direta e honesta no seu pedido.
Aqui ficam alguns gestos e comportamentos que ajudaram aquela cliente. Pode ser que sejam úteis também para si.
Gesto #1: Evite o contacto visual com a pessoa que o/a intimida/irrita.
O melhor gesto para demonstrar desprezo e reduzir a importância de uma pessoa é não olhar para ela. Ignore! Estabeleça contacto visual com outras pessoas na sala, fale para essas pessoas. Mas ignore a pessoa que o perturba. Mesmo que ela fale para si.
Gesto #2: Utilize o gesto "stop" para manter a outra pessoa em silêncio ou não deixar que ela interrompa.
Alguns de nós já tiveram a "sorte" de conhecer pessoas que não nos deixam falar — falam por cima de nós ou, simplesmente, interrompem. Como reagir? Continue a sua mensagem verbal e vire a palma da mão na direção da pessoa irritante (como na imagem) — é uma forma não verbal eficaz para manter alguém afastado.
Gesto #3:Utilize pronomes "ele" ou "ela" na presença da pessoa que quer ignorar.
Quem conhece boas maneiras, sabe que referir-se a uma pessoa presente por "ele" ou "ela" não é bonito. Mas é uma ótima forma de ignorar e desvalorizar alguém.
Gesto #4: Mantenha a postura.
Por mais irritad@, nervos@, cansad@ que esteja, lembre-se do benefício de uma boa postura. Esta ajuda a sentir-se mais calma e também a projetar mais serenidade (mesmo que haja uma tempestade dentro de si). Não há nada mais perturbante do que uma pessoa manter a calma quando a outra está a fazer tudo para a destabilizar.
‼️ IMPORTANTE: Espero que nunca precise de utilizar estes gestos no seu dia a dia. Espero que esteja sempre rodead@ por pessoas competentes, educadas e assertivas. O que eu espero é diferente da minha experiência — às vezes precisamos destes gestos para superar algumas pessoas. Por exemplo, Joe Biden foi obrigado a utilizar todos estes gestos e comportamentos no 1º debate com Donald Trump. Só assim conseguiu resistir à agressividade do Presidente e passar a sua mensagem, apesar de tudo. Não é preciso gostar de Biden. Mas pode aprender com ele.