56 anos, casada e mãe deduas miúdas incríveis, de 18 e 23 anos, que a ajudam todos os dias a crescer, e a ser a pessoa perfeita cheia de imperfeições que é.
Abraçou há 38 anos uma profissão que não sendo a sua primeira escolha se tornou na paixão de uma vida – ser Terapeuta da Fala – e numa área complexa como a da Paralisia Cerebral.
Especializada nas áreas da intervenção em Paralisia Cerebral, em situações neurológicas afins e do neuro desenvolvimento, nas valências de Intervenção Precoce e Reabilitação, realizando prática clínica em perturbações oro motoras, da alimentação, da deglutição, da linguagem e da fala e da comunicação. Desenvolve a sua atividade no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O principio não foi fácil , foram 6 meses a trabalhar como voluntária numa casa que faria dela a profissional que é hoje, mas era aquela casa que queria para si e para a sua vida profissional – o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Aqui se transformou de menina em mulher e fez, de todas as experiências que viveu, lições que levou para a vida e que a fazem eternamente grata pelo privilégio de nelas ter participado e com elas ter crescido.
Durante 7 anos foi coordenadora da Unidade de Habilitação e Desenvolvimento do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, em Lisboa (2010-2017) e Co-diretora do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (2014-2016).
É professora adjunta na Escola Superior de Saúde de Alcoitão na Licenciatura em Terapia da Fala e pós graduações, na área da intervenção do Terapeuta da Fala na Neonatologia.
Apaixonada por viajar e conhecer novas realidades, curiosa qb, intransigente na injustiça, sempre disponível para ser útil aos outros e poder fazer a diferença nas suas vidas. 🎙Ouvir a entrevista: Assistir à conversa LIVE no Facebook 📍Onde procurar a Maria Teresa Sameiro Torres Marques: