Como saber se a sua comunicação é (ou foi) eficaz? Quais são as métricas? Esta é uma pergunta com que me tenho deparado ao longo dos anos e hoje vou sugerir três perguntas que pode fazer para avaliar o sucesso da sua próxima reunião, apresentação ou conversa com os amigos.
Todos os momentos de comunicação devem ter duas partes envolvidas (emissor e recetor) e um objetivo. Ou seja, é preciso avaliar a perceção de ambas as partes e, o mais difícil, o cumprimento do(s) objetivo(s). Daí as perguntas:
Pergunta n.º 1:Conseguiu comunicar tudo o que planeou?É uma pergunta que faço tanto no final de uma entrevista na TV, como no final de uma formação. Assim, consigo avaliar se, do meu ponto de vista, comuniquei o que pretendia. Consegui? Então, um ponto a favor. Não? Pense porquê: foi a falta de tempo, de oportunidade ou de organização?
Pergunta n.º 2:Daquilo que disse, de que se lembra a sua audiência?Esta é uma pergunta que permite avaliar o que chegou aos ouvidos e ficou na memória da audiência. Posso adiantar que é uma pergunta que custa fazer. Porque as respostas às vezes não são as que esperamos… Na maioria dos casos, as pessoas lembram-se de algumas ideias (parabéns!), mas já me aconteceu receber feedback do género: “não me lembro...”. Se isto acontecer, é chato, sim. Mas não é o fim do mundo. Faça uma outra pergunta em seguida: “E o que achou de mim. Como lhe pareci?” Esta pergunta tem quase sempre resposta porque a imagem deixa uma impressão mais forte do que o conteúdo. Como diz a famosa frase da Maya Angelou, “as pessoas vão esquecer-se do que disse, do que fez, mas nunca se vão esquecer de como as fez sentir”. Pareceu “bem”, “confiante”, “bem-disposto”? Ótimo? Pareceu “nervoso”, “inseguro”? Pergunte porquê.
Pergunta n.º 3: A última pergunta tem uma intenção simples — avaliar o cumprimento do objetivo da sua comunicação: atingiu o objetivo pretendido? Recorda-se do objetivo da sua comunicação? Com que finalidade “entrou em palco”? Foi para promover um produto/serviço? Foi para inspirar as pessoas a alterarem/incluírem/adicionarem algum comportamento ou atitude? Foi para informar (apenas)? Avaliar o sucesso da comunicação pelo cumprimento do objetivo é essencial. E, sim, é preciso fazê-lo. Por isso, o objetivo da comunicação deve ser bem definido ANTES do momento de comunicação.
A avaliação nunca é um processo fácil, mas é sempre necessário. Faça estas 3 perguntas já após a sua próxima apresentação/reunião. E depois, se quiser, partilhe a sua experiência comigo - por aqui ou nas redes sociais.