Blogue

Beba água! Pela sua voz. Pela sua saúde.

Já alguma vez sentiu um desconforto na garganta ao final do dia? Aquela sensação de garganta aranhada e voz rouca? Ou, pior ainda, já lhe aconteceu ficar afónico (sem voz)? Isto acontece quando falamos muito e cuidamos pouco da voz.

A voz é o instrumento fundamental em todos os momentos de comunicação — é através dela que apresentamos ideias aos colegas e chefias, damos feedback, motivamos a equipa e transmitimos o nosso grau de influência e poder social. Se quer que a sua comunicação seja clara e eficaz, fazer ouvir a sua voz e ser influente, tem de cuidar da sua voz.

O que podemos fazer para manter o instrumento vocal em bom estado? Descubra no estudo que se segue uma medida simples e rotineira que pode fazer toda a diferença e até poupar nas sessões de fisioterapia.

O estudo. Um estudo publicado no National Institute of Health, em 2010, comprovou a importância de uma boa hidratação, sistémica e superficial, das pregas vocais para evitar problemas no aparelho vocal.

Mahalakshmi Sivasankar, da Purdue University em West Lafayette, nos EUA, e Ciara Leydon, do Brooklyn College em Nova Iorque, nos EUA, procuraram validar a crença empírica (e prática clínica recente) de que aumentar a hidratação é a solução para prevenir e gerir algumas disfunções vocais. Assim, propuseram-se a verificar toda a informação disponível em estudos científicos anteriormente realizados sobre o tema e dessa forma perceber se há evidência científica que confirme o que a experiência empírica parecia indicar.

Os resultados. A análise dos diversos estudos permitiu concluir que o nível de hidratação, quer sistémica, quer superficial, é determinante para as propriedades biomecânicas das pregas vocais e a função vocal.

Assim foi possível confirmar, entre outros aspetos, que:

  • o mecanismo laríngeo é sensível quer à extensão, quer à intensidade da desidratação superficial;
  • a desidratação gera fadiga vocal e sensação de garganta seca;
  • o uso prolongado da voz em condições de desidratação superficial e sistémica pode originar desconforto no pescoço, ombros e costas;
  • manter um bom nível de hidratação como parte do regime de higiene vocal ajuda a manter a produção vocal.

Significa isto que, se pretende cuidar da sua voz, uma boa hidratação, sistémica e superficial, é fundamental. 🎯Ao fazer uma correta hidratação estará a contribuir para a saúde e eficiência do seu aparelho vocal.

Por isso, beba água regularmente. Hidrate-se. Pela sua voz. Pela sua saúde.😉

DICAS PRÁTICAS