Blogue

Uma mudança na voz que vai fazê-lo sentir-se mais poderoso

Todos conhecemos oradores que conseguem influenciar quem os escuta não só por aquilo que dizem, a mensagem que transmitem, mas também pela forma como conquistam as pessoas enquanto proferem o discurso.

Alguma vez pensou o que é que os distingue?💡

As características não verbais da voz (tom, ritmo, volume e qualidade) ajudam a enfatizar determinadas palavras para conseguir a atenção do público, expressar confiança e transmitir subtilmente sentimentos e emoções. Curiosamente, estas características, sabe-se agora, influenciam os próprios oradores.

Gostava de ter um discurso mais impactante?

Descubra no estudo que se segue de que forma pode usar a voz a seu favor para se sentir mais poderoso e assim fazer com que quem o escuta sinta verdadeiramente esse poder 👇

O estudo. Um estudo publicado na revista Social Psychological and Personality Science, em 2012, comprovou que uma mudança no tom de voz influencia não só quem está a ouvir, mas também o próprio orador.

Cinco investigadores das universidades de Tilburg e Leiden, nos Países Baixos, e da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, realizaram um conjunto de experiências para tentar avaliar de que forma mudanças na voz mudam o sentimento de poder nos próprios oradores.

Para a concretização do estudo, pediram a alunos das universidades de Tilburg, numas experiências, e de Leiden, noutras, que lessem em voz alta um texto. A uns foi pedido que o fizessem num tom de voz inferior ao habitual, a outros que lessem num tom acima do habitual.

Os resultados. As diferentes experiências permitiram confirmar que os alunos que leram com um tom de voz mais baixo se sentiram com mais poder e mais impactantes, quando comparado com aqueles que o fizeram com um tom mais elevado.

Paralelamente à sensação de mais poder e impacto, quem baixou o tom de voz ao efetuar a leitura revelou maior pensamento abstrato.

👉 O estudo demonstra então que ao usarmos um tom de voz mais baixo, não só nos sentimos mais confiantes e com mais poder para dizermos o que queremos dizer, como conseguimos pensar de forma mais abstrata o que, no seu conjunta, nos ajuda a conseguir comunicar com mais impacto.

Agora já sabe, se quer ter mais impacto nas suas intervenções, sejam elas grandes apresentações ou apenas pequenas conversas, baixe o tom de voz — vai sentir-se mais confiante e fazer com que quem o houve sinta a força das suas palavras.

Experimente!😊
DICAS PRÁTICAS