Blogue

As primeiras impressões sobre os candidatos determinam os resultados das eleições

Se acredita que o voto é determinado por fatores racionais, ideológicos ou partidários, um estudo publicado em 2005 na revista Sciencedemonstra que fatores psicológicos e intuitivos têm um peso muito maior na decisão.

Pode parecer estranho, mas através da análise das primeiras impressões com que os eleitores ficam ao observarem o rosto dos candidatos é possível prever o resultado das eleições.

Com base no rosto que formamos uma primeira impressão sobre muitos outros aspetos que vão para além da aparência física: personalidade, status, competência, confiança, simpatia… É um processo que acontece em segundos, e praticamente inconsciente, mas que determina quase todas as nossas atitudes e comportamentos subsequentes.

👉 O estudo. A. Todorov, A. Mandisodza, A. Goren e C. C. Hall realizaram um estudo para avaliar até que ponto a opinião sobre a competência dos candidatos, criada apenas através da observação do rosto e sem qualquer informação prévia sobre os políticos, predizia os resultados das eleições para o Congresso dos EUA.

Para a investigação, mostraram aos diferentes participantes – que não podiam conhecer qualquer dos candidatos – pares de fotografias a preto e branco dos vencedores e segundos classificados das eleições de 2000, 2002 e 2004 para o Senado e Câmara dos Representantes. Depois de observarem as fotografias apenas durante um segundo, os inquiridos tinham de avaliar os candidatos, indicando qual dos dois lhes parecia mais competente.

👉 Os resultados. Curiosamente, e como os investigadores suspeitavam, 71,6% das respostas coincidiram com o vencedor nas eleições para o Senado e 66,8% com o vencedor das eleições para a Câmara dos Representantes, demonstrando que a opinião inicial com que ficamos de um candidato é muito mais importante no desfecho das eleições do que alguma vez imaginamos.

No dia 10 de março os portugueses vão ser chamados a votar. Importa perceber até que ponto o resultado nas próximas Eleições Legislativas será determinado por fatores unicamente racionais ou se, de forma inconsciente, nos deixaremos influenciar por aquilo que os rostos dos diferentes candidatos, de bom ou menos bom, nos sugerem.

Boa reflexão.


Crédito da imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
DICAS PRÁTICAS