Blogue

Imitar pode ser uma boa forma de conseguir os seus objetivos

Imitar é algo que normalmente não é visto com bons olhos. “Não sejas macaquinho de imitação” é uma expressão que todos nós conhecemos e nos habituámos a ouvir com um sentido negativo. Imitar não é bonito e, ao contrário do que acontece noutras espécies no reino animal, somos desde cedo desincentivados a fazê-lo.

Mas será que imitar é assim tão negativo? Será que através da imitação ou mimetizando comportamentos, conseguimos efetivamente condicionar emocionalmente os outros a nosso favor, mas será que conseguimos influenciar o seu comportamento? Ou será apenas a nível emocional?

Foi exatamente isso que quatro investigadores neerlandeses decidiram verificar e eis o resultado do estudo realizado.
O estudo. Num estudo publicado na revista Experimental Social Psycology, em 2003, Rick van Baaren, Rob Holland, Bregje Steenaert e Ad van Knippenberg investigaram as consequências comportamentais da imitação – o objetivo era verificar até que ponto mimetizar comportamentos dos interlocutores interfere na forma como estes se comportam. No estudo em questão, os investigadores procuraram avaliar até que ponto repetir aquilo que os clientes dizem interfere na quantidade de gorjeta dada no final ao empregado de mesa.

Para a investigação, uma empregada de mesa teria de imitar verbalmente alguns dos seus clientes. Foram selecionados, aleatoriamente e sem que soubessem, 60 grupos de clientes. A empregada repetiria os pedidos de 30 desses grupos, desde as bebidas à conta, e nos restantes 30 teria uma atitude normal, limitar-se-ia a confirmar os pedidos com um simples “OK” ou “a caminho”.

Os resultados. A experiência demonstrou que a empregada de mesa recebeu uma gorjeta maior nos casos em que repetiu os pedidos dos clientes do que nos casos em que agiu naturalmente e não o fez. Repetir o pedido dos clientes, ou seja, recorrer à imitação, levou a um aumento das gorjetas em mais de 68%.

Estes resultados sugerem que imitar comportamentos, para além do que estudos académicos anteriores já evidenciavam – que a imitação tem um impacto a nível emocional -, esta pode também influenciar positivamente o comportamento das pessoas, pode levar a que sejam mais generosas com quem as imita.

Agora que já sabemos que a imitação pode trazer vantagens para quem imita, podemos usá-la como ferramenta para conseguirmos melhorar todas as nossas interações e processos de comunicação no nosso dia a dia e dessa forma alcançarmos os nossos objetivos. Pode fazer a diferença no estabelecimento de relações mais positivas e mais sólidas, quer a nível social, quer profissional.
2024-08-27 21:49 DICAS PRÁTICAS