Steeple para “frisar” uma mensagem mais importante:Numerar com dedos para que a audiência retenha a quantidade de ideias chave:Apontar com os dedos em forma de pinça — é um híbrido entre o gesto de precisão e o de apontar — ajuda a apontar sem parecer agressivo e “bater o ritmo” da conversa.#4. Lembre-se da sua postura!
Durante uma entrevista é fácil deixar-se envolver pela conversa, entusiasmar-se e, a dada altura, reclinar-se para a frente, encolher ou subir os ombros. José Sócrates não é exceção — também lhe acontece. Mas, ao contrário da maioria das pessoas que são entrevistadas, lembra-se de ajustar a postura de vez em quando: tão depressa está prestes a atacar o jornalista, como um segundo depois está a inclinar-se para trás e esticar as costas.
Fez-lhe bem e vai fazer bem a si, se o fizer durante a sua próxima entrevista ou reunião - garanto!
Se leu até aqui, já deve estar a pensar: “pois, as estratégias são boas, mas não vão salvá-lo!”. É verdade... o caso dele é muito particular. Mas... se ajudam alguém acusado de 6 crimes a manter a postura, a passar uma boa impressão, apesar de tudo, e até a ganhar novos “seguidores”, vão ajudá-lo a si com certeza!
Acredito que haverá sempre pessoas que não vão apreciar aquilo que ele diz, mas a forma como o faz. E aqui, apesar de tudo, Sócrates continua a ganhar pontos. Pode ter sido um primeiro-ministro controverso (desonesto, dizem na imprensa), mas continua a ser o mestre das entrevistas brilhantes!2021-04-19 23:31 POLÍTICA ENTREVISTAS TV DICAS PRÁTICAS