Blogue

Prometer dizer a verdade faz com que sejamos mais honestos

Já lhe alguma vez aconteceu duvidar: 🤔será que aquela pessoa está a dizer a verdade? Pois... Já todos passamos por isto. Essa dúvida pode surgir nas reuniões de trabalho, nas conversas em casa e também quando ouvimos pessoas públicas a falar na televisão.

A verdade é essencial e indispensável para o bom funcionamento de qualquer relação pessoal, grupo ou organização. Torna-se por isso cada vez mais importante ter mecanismos e ferramentas que nos permitam procurar essa verdade nas mais diversas situações do nosso dia a dia pessoal e profissional.

“Mas como?! Como fazer com que uma pessoa diga a verdade?!” Se essa é a sua questão, pode gostar que conhecer os resultados de um estudo e que nos deu uma ajuda.

O estudo. Um estudo publicado no National Institute of Health, do US Department of Health & Human Services, em 2010, demonstrou que quando prometemos antecipadamente dizer a verdade nos sentimos condicionados para dizer mesmo a verdade.

Angela D. Evans, da Universidade do Sul da Califórnia, e Kang Lee, da Universidade de Toronto, pediram a crianças e jovens entre os 8 e os 16 anos que participassem num estudo para verificar até que ponto o compromisso de dizer a verdade os levava mesmo a dizerem a verdade.

Os participantes foram conduzidos a uma sala e lá foi-lhes pedido que respondessem a um teste com 10 perguntas. Se acertassem em todas as respostas receberiam 10 dólares, caso errassem alguma das perguntas não receberiam dinheiro nenhum. Em cima da mesa estava um enunciado com as 10 perguntas e foi-lhes dito que numa segunda folha estavam as respostas corretas, mas foi-lhes pedido que não espreitassem as soluções enquanto respondiam às perguntas. Enquanto os participantes respondiam ao teste, o vigilante não esteve na sala, mas quatro câmaras escondidas filmaram tudo o que se passava lá dentro, permitindo ver quem espreitou as respostas e quem não o fez.

No final, num primeiro momento, perguntaram simplesmente aos participantes se tinham espreitado as respostas. Num segundo momento, foi repetida a pergunta, pedindo-lhes que dissessem a verdade, que não mentissem.

Os resultados. O estudo demonstrou que o número de crianças e jovens que copiaram e assumiram tê-lo feito foi significativamente maior (8 vezes!) no momento em que a pergunta foi acompanhada do pedido para dizerem a verdade. Isto comprova que há uma relação direta entre dizer a verdade e o peso emocional da promessa antecipada de o fazer.

O compromisso de dizer a verdade, tal como revela o estudo, pode ser uma estratégia eficaz para promover maior honestidade nos mais variados contextos da sociedade, desde salas de aula aos locais de trabalho ou até mesmo na justiça.

Sendo assim, da próxima vez que precisar que alguém lhe diga a verdade, comece por lhe pedir que “jure dizer a verdade”, que se comprometa com isso, sabe agora que há uma maior probabilidade de ela lhe dizer a verdade e só a verdade. 😉
DICAS PRÁTICAS